
Shee (Ecossistema de farmácias, clínicas e unidades de diagnóstico) e a Joaquim Chaves Saúde disponibilizam à população quatro serviços distintos num só local: Serviços Farmacêuticos, Consultas sem Marcação, Enfermagem, Exames (análises clínicas e exames de Cardiologia).
A nova Farmácia A5 Oeiras funciona 24h por dia e todos os dias do ano com sistema Drive-In disponibilizando os melhores produtos e serviços de saúde adequados às necessidades de cada cliente.
Este novo espaço dispõe das seguintes valências: Farmácia, consultas na hora e sem marcação, entre as 8h e as 20h, pela mão de um Médico especialista, e um Serviço de Enfermagem, entre as 7h e as 24h.
Relativamente a meios complementares de diagnóstico, a população terá aqui acesso a análises clínicas (de segunda a sexta-feira, entre as 7h00 e as 20h00; sábado das 7h00 às 13h00) e exames de Cardiologia (entre as 7h00 e as 24h00), como eletrocardiograma.
A equipa de profissionais de saúde é multidisciplinar sendo formada por Farmacêuticos, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de análises clínicas.
Os horários de funcionamento da Clínica serão, numa fase inicial, de
segunda a sábado.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Maria João Duarte: «Somos únicos na Europa!»
Inovação fantástica na aérea de serviço da A5. Nasceu uma farmácia na estação de serviço de Oeiras. Agregada a uma clínica médica, em espaço separado. É verdade! A pouco metros da A5, que liga Lisboa a Cascais, nasceu pela primeira vez na Europa um projeto inovador chamado… A Farmácia A5 Oeiras. NOTÍCAS DE OEIRAS falou com a Dr.ª Maria João Duarte, sócia-gerente da Farmácia A5, que fala com orgulho do projeto que lidera.
Como e quando surgiu a ideia da Farmácia A5?
Tivemos esta ideia em 2009. Chegamos a acordo com área de Serviço e com a Brisa. Tivemos a transferência autorizada pelo infarmed de uma farmácia que nós tínhamos para transferir em Lisboa. Estávamos na Calçada do Combro, no Bairro Alto. Não tínhamos muitos clientes. Infelizmente as autoridades que gerem as concessor rodoviárias não autorizaram a instalação da farmácia. Não conseguimos transferir aqui para Oeiras devido aos prazos legais. Acabamos por transferir a farmácia do Combro para outro local… Quase que desistimos…
Como aconteceu o passo seguinte?
Bom, já em 2020, a Brisa redesenhou o conceito da área de serviço e a sua modernização, incluindo a instalação de um supermercado, para além da revisão da circulação, McDonalds e Hotel. Não desistiu da ideia iniciar e abriu um concurso para a instalação de uma farmácia que o nosso projecto foi o vencedor. Assente numa ideia base: uma farmácia aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano, de proximidade e conveniência, sem perder a visão lata da farmácia enquanto espaço de saúde, para além dos serviços farmacêuticos, agregando o conceito de “minute clinic”.

Uma farmácia numa autoestrada é ideia única?
É única em Portugal. E, aliás, estive a pesquisar se existia algo com este conceito e não encontrei. Aliás, somos únicos na Europa. E estive a ver se nos EUA existe algo deste tipo, mas não encontrei.
E se, eventualmente, surgir a hipótese de abrirem uma outra farmácia numa autoestrada?
Temos de ver se temos o fluxo de pessoas para ter este serviço. Até porque não é só por ser numa autoestrada que é interessante. É interessante por ter dois sentidos. Neste caso, tanto dá para a população de Oeiras como de Cascais. Está relacionado com o fluxo e pessoas, de serviços que existem na área de serviço.
Acredita que vai ser um sucesso?
Nós achámos que era o sítio indicado para colocar um serviço de saúde. Uma unidade assente numa farmácia, que pretende assumir-se, física e digitalmente, como unidade de cuidados integrados de saúde de ambulatório. Farmácia, Clínica, Meios complementares de Diagnóstico e Terapêutica. Médicos, farmacêuticos, enfermeiros, outros profissionais de saúde todos juntos no interesse da proteção de saúde dos nossos utentes. Acreditamos que se servirmos bem a população, com qualidade, eficiência, segurança vamos ter sucesso. O arranque tem sido lento, mas esperamos poder atingir as expetativas.
Foi arrojada a aposta no drive-in?
Era muito importante apostar no drive-in. É excelente as pessoas poderem comprar medicamentos sem sair do carro. O drive-in não fomos nós que inventámos. Há já vários em Portugal. Este conceito do drive-in ganhou força devido a diversos factores, como, por exemplo, mães com bebés no carro, pessoas com dificuldade de locomoção…
Quanto postos de drive-in têm?
A farmácia está preparada para ter quatro «drives» a tempo inteiro. Acreditamos que vai ser 50% de drive e os outros 50% de loja. Para já somos a farmácia com mais postos de drive em Portugal.
O facto de a farmácia estar numa autoestrada encarece o preço dos medicamentos?
Não, os medicamentos têm o preço regulado pelo estado.. E nos outros produtos pretendemos ser competitivos com as melhores práticas do mercado. Por isso, não… só mesmo terem de pagar a portagem normal (sorrisos)…
É fácil a forma de pagamento?
Sim, temos todas as formas de pagamento, Visa, Multibanco, MBway e também a ViaVerde, que faz parte do conceito das autoestradas.
A empresa tem muitas parcerias?
Sim, procuramos manter e aprofundar parcerias com as entidades locais do Concelho de Oeiras e Concelhos adjacentes, fazemos serviços nas empresas, fazemos a vacinação em empresas. Além de vendermos os medicamentos, fazemos workshops, temos parceiros para a nutrição, para a saúde mental. Aliás, esta área está muito em voga e as empresas querem promover o bem-estar dos colaboradores, principalmente a parte do stress e dos burnout, que começaram depois do Covid. Também fazemos rastreios de glicémia, colesterol. Aqui temos tudo e mais alguma coisa (sorrisos).
Qual a fonte inspiradora da equipa?
Tem muito a ver com o conceito. Temos farmacêuticos com largos anos de serviço com muitas valências e experiência. O objetivo é termos especialização para cada um deles, uma em diabetes, outra, por exemplo, em saúde animal. A equipa sente-se motivada por fazer de um projecto em que sentem que vão ter mais voz, mais presença, em relação aos clientes. É muito importante os nossos colaboradores terem este local. Para além disso, o trabalho conjunto com a Joaquim Chaves Saúde promove o trabalho multidisciplinar, colocando o utente no Centro do Sistema de saúde.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Patrícia Maia: «A5 é de enorme mais valia para a vida acelerada em que vivemos»
A Doutora Patrícia Maia assume papel determinante na Farmácia A5. Em entrevista ao NOTÍCIAS DE OEIRAS, especialista de medicina geral e familiar da Joaquim Chaves Saúde, falou sobre vários temas da vida da recentemente inaugurada farmácia oeirense, casos dos serviços oferecidos, da promoção do autocuidado, das equipas.

Quais os serviços inovadores que a Farmácia A5 oferece à população?
Pensar que estamos a ir ou vir do trabalho e termos a possibilidade de realizar colheitas de análises/consultas/atos de enfermagem não programados. Penso ser de enorme mais valia para a vida acelerada em que vivemos. E não menos importante também temos a vertente de comunicação com a farmácia e podermos prescrever receituário e administrar medicação.
E outros serviços?
Neste espaço temos possibilidade de: colheita de análises, realização de atos de enfermagem – administração de fármacos, realização de pensos, realizar ensinamentos vários realização de exames como ECG, MAPA e Holter, realização de consultas de MGF programadas – em regime presencial ou por vídeo-consulta. Realização de consultas de MGF não programadas – consultas essas que podem ser complementadas com análises e ECG realizados no próprio momento e com resultados imediatos e que também têm o apoio de enfermagem.
Qual ou quais as composições das equipas de serviço?
A nossa equipa é composta por rececionista, técnico de análises, enfermeiro e médico, mantendo os padrões que nos caracterizam na Joaquim Chaves Saúde.

Trabalham com parceiros?
Temos uma articulação direta com todas as unidades da JCS e, por conseguinte, com todas as equipas.
Quais as vantagens?
Permite-nos complementar a nossa prestação, encaminhar diretamente, de forma personalizada, qualquer doente/cliente que aqui se dirija e tenha necessidades para além das oferecidas no momento. Temos uma ligação de proximidade com a farmácia, conseguindo ultrapassar mais facilmente qualquer necessidade premente de algum fármaco ou aconselhamento farmacêutico.
A promoção do autocuidado e a orientação do cidadão na utilização de medicamentos estão abrangidos pela politica da farmácia A5?
Claramente que sim, aliás, só assim faz sentido. A nossa comunicação é de interajuda tendo como objetivo final o melhor para quem nos procura e mantendo os padrões de boas práticas médicas.
Quais os horários da Farmácia A5?
Temos um horário muito abrangente, globalmente das 7h às 24h de segunda a sábado, distribuído pelos vários serviços e sempre com a máxima disponibilidade e empatia de ajudar o próximo.
- Miguel Nunes