Via rápida para transportes colectivos na A5 em estudo

DR

O Governo terá de estudar a criação de uma via rápida para transportes coletivos na A5, após uma proposta do PAN nesse sentido ter sido aprovada na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2025.

A proposta do PAN foi aprovada com os votos contra do Chega, PCP e IL e abstenção do PSD e CDS-PP e dita que, em 2025, o Governo leva a cabo os estudos e diligências necessárias à criação de uma via rápida destinada a transportes coletivos sobre a A5, em articulação com a empresa concessionária desta Auto-Estrada, a Infraestruturas de Portugal, S. A., e os municípios de Cascais, de Oeiras e de Lisboa.

O PAN, em nota justificativa inscrita na proposta, diz que a criação desta via rápida reúne há alguns anos o consenso daqueles municípios. Estão em cima da mesa três soluções possíveis: uma linha Bus Rapid Transit entre Cascais e Lisboa, pela A5, que terminaria no terminal de transportes de Sete Rios. Uma linha pela A5, CRIL e 2ª Circular, que terminaria na Gare do Oriente. E ainda uma linha de train-tram para converter a Linha de Cascais num sistema ferroviário ligeiro, mais próximo de um metro.