O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para os próximos dias, um agravamento do estado do tempo em Portugal continental com precipitação, por vezes forte, vento, agitação marítima e queda de neve.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil adianta que haverá períodos de chuva, por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada e ainda vento do quadrante sul com rajadas até 85 km/h no litoral e 100 km/h nas terras altas. Está também prevista agitação marítima forte na costa ocidental com ondas até 5 metros, podendo atingir, este domingo, os 6 metros a sul do Cabo Carvoeiro.
A Proteção Civil revela ainda que o IPMA prevê a queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela na sexta-feira, descendo a cota para 1000 a 1200 metros nas regiões Norte e Centro, a partir de sábado. Segundo a ANEPC é possível a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro. Ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.