Às portas de Lisboa, no concelho de Oeiras, existe uma fábrica de azes do pedal. O SPORT ponto COME – Clube criou a Escola de Ciclismo de Oeiras com o objetivo de promover o convívio através de hábitos de vida saudável tendo como motivação o conhecimento e partilha de interesses socioculturais. Privilegiar o gosto pela modalidade de ciclismo, a criação de hábitos desportivos, de disciplina e técnica. NOTÍCIAS DE OEIRAS entrevistou João Carvalhinho, presidente da Direção, figura com larga experiência e disponibilidade para levar a cabo os interesses do clube para 2025.

NO – Quais as principais atividades do Sport ponto Come – Clube/Escola de Ciclismo de Oeiras?
JC – Substancialmente são iniciativas desportivas, mas também temos iniciativas culturais e outras de mero convívio. Mas, no fundo, são muitas e são vastas e todas têm devolvido aos atletas, aos sócios e famílias, bem como à região que representamos, momentos agradáveis e prestigiantes que nos enchem de orgulho.
NO – Como tem sido gerido o clube?
JC – Com extrema seriedade e parcimónia, pois as suas fontes de receita são escassas para tudo aquilo que realizamos, e não fosse o apoio de entidades públicas e privadas, nada disto seria possível. Sentimos que, humanamente, podemos e queremos fazer mais pelos jovens, pelo desporto, pela sociedade, mas estamos conscientes das limitações que o clube tem.

NO – Como nasceu o clube?
JC – O SPORT ponto COME – Clube resultou do agrupamento de um conjunto de amigos, apaixonados pelo desporto, que gostam de andar de bicicleta e fazer BTT em particular.
NO – Qual os quais os seus objetivos?
JC – O principal objetivo, promover o convívio através de hábitos de vida saudável, motivado pelo conhecimento e partilha de interesses socioculturais.
NO – É uma associação sem fins lucrativos?
JC – Sem fins lucrativos, correto. A associação adotou a denominação SPORT ponto COME – Clube, e atualmente, também é reconhecido pela designação de uma das suas principais atividades: Escola de Ciclismo de Oeiras.

NO – O clube tem quantos anos?
JC – Celebrou no passado mês de dezembro de 2024 o seu 10º aniversário…
NO – Quais as principais atividades?
JC – Durante estes anos temos vindo a organizar passeios e provas, quer na vertente de competição, quer de simples lazer. Em setembro de 2015 organizou pela primeira vez com caracter competitivo uma prova de 3H de Resistência de BTT, aqui no concelho.
NO – Foi um êxito?
JC – Sim, sem dúvida! Esta prova foi um sucesso, o que levou o clube a criar a Escola de Ciclismo de Oeiras, e consequentemente, um novo logotipo, que dura até hoje. Atualmente o clube é denominado por SPORT ponto COME – ESCOLA de CICLISMO de OEIRAS, e pretende proporcionar à população, através do uso da bicicleta em particular e do desporto em geral, a descoberta duma forma de valorização pessoal por via das oportunidades de relacionamento fraterno e saudável em comunidade.

NO – Além de ciclismo existem outras modalidades do clube?
JC – Recuemos, então, até 2016, ano que ficou marcado pelo início na participação no atletismo no Torneio da Corrida das Localidades: na altura com 59 atletas e atualmente com cerca de 120 atletas no mesmo torneio. Nesse ano de 2016 foi dado mais um passo de gigante, pois as 3H de Resistência de BTT, passaram a integrar o Troféu Intermunicipal Sintra / Oeiras / Amadora da Federação Portuguesa de Ciclismo. A prova foi mais uma vez apadrinhada pelo ex-atleta olímpico e atual campeão nacional XCR David Rosa. Antes do início da prova a direção do clube homenageou David Rosa, atribuindo-lhe o diploma de Sócio Honorário.
NO – 2016 é mesmo um ano marcante na vida do clube…
JC – Sem dúvida, o final de 2016 é um momento de viragem e ficou marcado pela mudança da equipa técnica da Escola de Ciclismo de Oeiras, tendo a direção do clube chegado a acordo com uma referência nacional do BTT, contratando o ex-campeão nacional e ex-selecionador nacional de BTT, Paulo Pais. Este treinador trouxe uma nova dinâmica à escola, pois, além de ter todos os conhecimentos técnicos e a competência dum Treinador Nível 3, ele próprio é uma excelente prova em como o esforço, a disciplina e a dedicação podem dar bons resultados. Desde logo se percebeu que o novo treinador é uma pessoa especial, com características humanas acima da média, capaz de contagiar e motivar todos os que o rodeiam. Ambicioso por natureza, disse na altura, que levaria atletas ao topo da modalidade. Aproveitando a determinação e competências técnicas do Paulo Pais, a direção do clube aceitou o desafio de organizar uma das oito provas do Troféu de Escolas de BTT da Associação de Ciclismo de Lisboa. Deste modo, em junho de 2017, no perímetro da Fábrica da Pólvora de Oeiras, e de forma exemplar, decorreu a III prova do troféu, organizada então pela Escola de Ciclismo de Oeiras. – SpC. Esta prova foi um verdadeiro sucesso, tendo sido posto à prova o verdadeiro espírito e significado do ciclismo, em especial do BTT.
NO – A escola está de boa saúde?
JC – Sem dúvida! O Paulo, além de criar “azes do pedal”, conseguiu desenvolver entre os jovens o verdadeiro espírito de equipa, num ambiente descontraído, mas muito competitivo. De salientar que, paralelamente aos treinos, os familiares dos atletas convivem também como uma verdadeira família, não só ajudando nos treinos, mas organizando caminhadas e outras iniciativas que contribuem para o bem-estar do clube.
NO – Quais foram os resultados mais marcantes?
JC – São muitos e os resultados estão à vista. Tal como o nosso treinador idealizou, alcançamos resultados interessantes dos quais destaco o título de campeões nacionais de estrada alcançado pela Escola de Ciclismo de Oeiras em 2021 e o título de campeões nacional de 2022 de BTT. Já em 2022 levamos um atleta à Seleção Nacional e desde 2023, passámos a ter frequentemente vários atletas chamados à seleção nacional.
NO – O clube tem quantos associados?
JC – Somos 138 sócios, 75 efetivos, 54 jovens, cinco simpatizantes e quatro honorários – como são os casos de David Rosa, Junta de Freguesia de Barcarena, Câmara de Oeiras e Bombeiros de Barcarena. O objetivo é continuar a crescer, com passos firmes, mas sempre a olhar para o futuro.
NO – Quais têm sido os vossos principais apoios?
JC – Desde a criação do clube temos trabalhado em parceria com a Junta de Freguesia de Barcarena, CM Oeiras, associações e coletividades do concelho, organizando passeios e/ou apoiando nos mais variados eventos.
CAIXA
Marcos de 2024:
– Campeão Nacional Sub 15 – Ciclocross
– Rafael Inácio
– Campeões Regionais de BTT
– Rafael Inácio
– Mariana Resende
– Catarina Espada
– Ruben Pais
– Campeões Regionais de Estrada
– Rafael Inácio
– Campeão Nacional Sub 15 – XCO
– Rafael Inácio
– Campeão Nacional de atletismo – Pentatlo
– João Carvalhinho
Prémios individuais
– 42 Primeiros Lugares
– 87 Pódios Individuais
Prémios coletivos
– 17 Pódios Equipa
– 39 Provas
– 1º Lugar Oeiras Trail
MASTERS em 2024
– 7900 km percorridos em deslocações
– Participação em 29 provas
– Alcançados 58 pódios
– Campeão Taça de Portugal Estrada Master 30
– Rúben Pais
– Três ciclistas apurados para o Campeonato do Mundo
– Rúben Pais
– Bernard Lehman
– Bernardo Alves
– Equipas
– 1.º Taça de Portugal Masters
– 1.º Granfond Douro
– 1.º Granfond Algarve
– 1.º Granfond Figueira da Foz
– 1º Granfond Aveiro
– Vice-campeões nacionais:
– Contrarrelógio
– Prova de Estrada
EVENTOS a ORGANIZAR em 2025:
– 24 Abril Caminhada JFB
– 26 Abril Ciclovia (inauguração)
– 10/11 maio Taça XCO
– 11 maio Triatlo Oeiras (3 bikes)
– 24 maio formação e destreza
– 31 de maio Interregional BTT
– 1 de junho Marginal (gincana)
– 14 de junho caminhada solidária
– 22 de Junho XCO Oeiras Nirvana Studios
– 20 de setembro 3H Resistência Jamor
– 4 de Outubro passeio familiar
– 18 de Outubro IronMan
– 9 de novembro 3H Resistência Belas
– 15 de Novembro Magusto
– 23 de Novembro Oeiras Trail
– 6 de dezembro Passeio das Luzes






